Quando Procurar Avaliação Neuropsicológica na Infância?
- Thaís Passos
- 26 de mar.
- 2 min de leitura
Apesar do desenvolvimento infantil ser um processo singular e cada criança ter seu próprio ritmo de aprendizado e crescimento, atualmente entendemos que temos etapas do desenvolvimento que a criança precisa atingir, para que no futuro seja um adulto autônomo. Quando há algum atraso, podem surgir dificuldades que impactam o desempenho escolar, as relações sociais e/ou o comportamento, sendo necessário entender o que justifica essas queixas. Nessas situações, a avaliação neuropsicológica é uma ferramenta essencial para entender melhor essas questões e oferecer o suporte adequado, pois a partir dessa análise, é possível traçar um perfil detalhado das habilidades cognitivas, emocionais e comportamentais da criança, ajudando na identificação de transtornos como TDAH, dislexia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), dificuldades emocionais e outros. Com isso, passamos a entender quais são suas dificuldades e pontecialidades ao nível de funcionamento cerebral e como isso impacta no seu dia a dia.
Se você percebe que seu filho enfrenta desafios frequentes em alguma dessas áreas, a avaliação pode ser indicada para:
Dificuldades de aprendizagem: Trocas de letras e fonemas, dificuldade para ler, escrever ou de interpretação de texto e problemas para compreender conceitos matemáticos.
Déficit de atenção e hiperatividade: Desatenção excessiva e dificuldade de foco, impulsividade e inquietação que impactam o desempenho acadêmico e social.
Dificuldades socioemocionais: Timidez extrema, dificuldades em fazer amigos, crises de ansiedade ou oscilações de humor e irritabilidade.
Problemas na coordenação motora: Dificuldade para segurar o lápis, se vestir sozinho ou realizar atividades que envolvam coordenação fina e grossa.
Alterações na linguagem e comunicação: Atrasos na fala, dificuldade para formular frases ou compreender instruções.
Benefícios da avaliação neuropsicológica
Compreender melhor as dificuldades e potencialidades da criança.
Direcionar intervenções adequadas para apoiar o desenvolvimento.
Auxiliar pais, professores e profissionais de saúde na criação de estratégias eficazes.
Melhorar a qualidade de vida e o bem-estar infantil.
Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento do seu filho, a avaliação neuropsicológica pode ser um passo essencial para garantir um acompanhamento adequado e um futuro mais equilibrado. Entre em contato para saber mais!
Comments