Diagnóstico Tardio em Adultos com Suspeita de Autismo, TDAH ou Outros Transtornos
- Thaís Passos
- 19 de mar.
- 2 min de leitura
O diagnóstico tardio de condições como TDAH e autismo tem sido cada vez mais frequente nos dias atuais, não só porque as pesquisas em psicologia clínica tem se desenvolvido, mas também porque tem se tornado um fator essencial para a compreensão das dificuldades enfrentadas por muitos adultos, que sempre sentiram essas dificuldades, mas nunca receberam o tratamento correto. Muitas pessoas passam a vida sem um diagnóstico adequado, lidando com desafios que impactam suas relações, trabalho e bem-estar emocional. A avaliação neuropsicológica é uma ferramenta fundamental para identificar e compreender essas condições de forma assertiva. Portanto, chamamos esses diagnósticos de diagnósticos tardios, pois é uma condição que se inicia em idade mais nova, mas só é avaliado na idade adulta.
Por que o diagnóstico tardio acontece?
Devido a poucas informações ou dificuldade de acesso a essas informações, estereótipos sobre transtornos mentais, somado a poucos recursos necessários para o diagnóstico precoce ter sido feito na infância, muito adultos com autismo ou TDAH cresceram sem entender que suas dificuldades tinham um porquê e um tratamento, que tem como objetivo uma melhor adaptação para melhorar a qualidade de vida daquele sujeito. Devido a isso, grande parte dessas pessoas que não tiveram um diagnóstico correto na época certa, necessitam fazer adaptações individuais ao longo da vida para mascarar os sinais dessas condições, levando a sobrecargas mentais e, consequentemente, prejuízos.
Como a avaliação neuropsicológica pode ajudar?
A avaliação neuropsicológica é um processo estruturado que permite analisar as funções cognitivas, emocionais e comportamentais do indivíduo, através de testes padronizados. Na avaliação de adultos com suspeita de autismo e/ou TDAH, essa avaliação auxilia na compreensão das dificuldades cotidianas, causado por problemas que vêm desde a infância e como foi o desenvolvimento de estratégias que mascaram essas dificuldades
Benefícios do diagnóstico tardio
Maior compreensão sobre a própria história e desafios;
Desenvolvimento de estratégias para lidar com dificuldades cotidianas;
Acesso a tratamentos e recursos adequados;
Possibilidade de melhora na qualidade de vida e bem-estar emocional.
Se você suspeita que pode ter autismo ou TDAH e nunca recebeu um diagnóstico, a avaliação neuropsicológica pode ser um passo essencial para obter respostas e orientação adequadas. Entre em contato para saber mais sobre como podemos ajudar!
Comments